Residência Merton / Thomas Winwood Architecture + Kontista+Co

Residência Merton / Thomas Winwood Architecture + Kontista+Co - Mais Imagens+ 14

Albert Park, Austrália
  • Construtora: Matt Ritchie
  • Engenheiro Estrutural: Adams Consulting Engineers
  • Arquiteto Técnico: Red Textas Building Surveyors
  • Engenheiro Geotécnico: Hardrock Geotechnical
  • Cidade: Albert Park
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Merton foi desenhada pelo escritório Thomas Winwood Architecture em colaboração com Kontista + Co. O projeto amplia a casa vitoriana em uma esquina. A reinterpretação das aberturas, a escala e a disposição dos espaços internos criam uma cozinha contemporânea e espaços de estar na parte posterior da residência.

© Emily Bartlett

A parede de madeira curvilínea escura e manchada segue na linha da fachada e cria uma sombra da casa original que se encontra discretamente no jardim. Uma grande abertura envidraçada curva, duas grandes janelas de correr e banquetas nas áreas da cozinha e de estar criam uma organização contemporânea onde os residentes podem se sentar ao sol e observar o jardim.

© Emily Bartlett

O posicionamento das aberturas permite que o sol entre desde da manhã até a tarde em todos os espaços de estar. A luz filtrada através das árvores entra desde diferentes aberturas no mesmo espaço criando sombras mutáveis que marcam o passar do tempo ao longo do dia e traçam a disposição funcional dos espaços.

© Emily Bartlett

Respeitando o caráter patrimonial da edificação, o anexo é visto da rua como uma faixa de madeira escura fazendo com que a casa existente defina o caráter primário da propriedade. Paredes de grande espessura criam aberturas profundas, escondendo o depósito e abrigando a lareira. 

Planta Baixa

Uma nova cobertura de ardósia e pisos de carvalho instalados ao longo de toda a casa unem o velho e o novo e conectam o piso, uma vez independente, e a garagem na parte posterior da propriedade criando uma moradia funcional e unificada.

© Emily Bartlett

A sala de estar e a cozinha americana reorientam os espaços internos e substituem uma série de dormitórios separados para permitir a entrada de luz e circulação do ar, possibilitando uma conexão estreita com o jardim. Os interiores são enriquecidos pela luz, a sombra e as vistas aos jardins adjacentes através da orientação e o desenho de novas aberturas precisas. Materiais de qualidade enaltecem a fabricação artesanal e materialidade visível na casa existente.

Detalhe

A utilização de vidros duplos, persianas elétricas ocultas, paredes bem isoladas e novas coberturas dispostas nos espaços de estar criam uma orientação mais desejável ao norte e capturam o sol ao leste. Claraboias sobre o estúdio e banheiro proporcionam iluminação natural nas partes que antes eram as mais escuras. Pintura de baixa emissão de VOC, faixas de iluminação LED, certificação FSC, eletrodomésticos que economizam energia são alguns detalhes que incluem a preocupação ambiental na casa existente.

© Emily Bartlett

Ao trabalhar em colaboração com o construtor durante a realização da obra foi possível alcançar um alto nível de detalhamento. A integração do novo com o antigo se deu através de uma sequência espacial e uma escala harmoniosa dos espaços.

© Emily Bartlett

Respeitar, reinterpretar e revitalizar o caráter de patrimônio em um desenho contemporâneo. Através de um estudo aprofundado sobre a casa vitoriana existente, o projeto é uma reinterpretação inovadora das qualidades e características que são estimadas na arquitetura original. 

© Emily Bartlett

A massa, a forma e a presença do original continuam através da parede curvilínea de madeira escura que se torna um gesto simples e discreto, mas deliberado e seguro. 

© Emily Bartlett

A Residência Merton foi ganhadora da categoria residencial no Architeam Awards 2014.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Merton / Thomas Winwood Architecture + Kontista+Co" [Merton House / Thomas Winwood Architecture + Kontista+Co] 30 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767439/residencia-merton-thomas-winwood-architecture-plus-kontista-plus-co> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.